Após calor, fim de semana deve ser de tempestade em pelo menos sete estados
Temporais com rajada de vento de até 100 km/h e queda de granizo serão registrados no fim de semana
Foto: Foto ilustrativa: Jefferson Peixoto/Secom/PMS
Após uma semana de calor intenso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para tempestades em parte do país
Temporais com rajada de vento de até 100 km/h e queda de granizo serão registrados no fim de semana.
Os estados atingidos serão São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Nesta sexta-feira (17), temporais localizados com rajadas de vento e queda de granizo devem atingir São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
No sábado (18), há probabilidade de queda de granizo e ventos de 100 km/h no sul de Mato Grosso do Sul; em São Paulo; sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
O maior volume de chuvas deve ser registrado entre o domingo e a segunda-feira (20) na capital paulista, no Vale do Paraíba e no litoral de SP; no sul e zona da mata de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Nessas regiões, o acumulado de chuvas deve passar dos 100 milímetros em 24 horas.
As tempestades previstas são resultados do calor forte e do aumento da umidade nas regiões onde termômetros se aproximaram dos 40ºC na semana.
Com a passagem dos temporais, a temperatura deve diminuir na segunda-feira, com máxima de 25ºC na capital paulista e 28ºC no Rio de Janeiro.
Em Cuiabá e Campo Grande, que registraram máximas de 41,6ºC e 38ºC, respectivamente, na semana, as máximas devem ser de 34ºC e 30ºC na segunda-feira (20).