Após cancelar viagem à COP28, Papa Francisco diz que 'ainda não está bem'
Problemas de saúde impactam atividades do pontífice de 86 anos
Foto: Reprodução/Vatican Media
O Papa Francisco, de 86 anos, demonstrou sinais de exaustão e não deu muitas declarações durante um evento público nesta quarta-feira (29), um dia após cancelar sua participação na cúpula climática COP28 em Dubai, devido a problemas de saúde.
Na audiência semanal na sala Paulo IV do Vaticano, o pontífice cumprimentou os presentes com um "Bom dia e bem-vindos". Entretanto, comunicou que um assessor o substituiria na leitura do texto principal devido a uma gripe que afetou sua voz.
O Vaticano, em comunicado na terça-feira (28), esclareceu que, embora a condição clínica do Santo Padre tenha melhorado em relação à gripe e à inflamação respiratória, médicos recomendaram a não realização da viagem planejada de três dias a Dubai, iniciando na sexta-feira (1º), para a COP28.
O Papa, aclamado por aplausos e cânticos de "Viva il papa", retomou a palavra no final da audiência, instando à continuação de uma trégua na Faixa de Gaza, à libertação de reféns e ao acesso de ajuda humanitária ao território. Expressou sua preocupação com a falta de água e pão, destacando o sofrimento das pessoas comuns.
"A guerra é sempre uma derrota, todos perdem, exceto um grupo que lucra muito: os fabricantes de armas que ganham dinheiro com a morte alheia", afirmou o Papa, que enfrenta desafios de mobilidade devido a um problema no joelho, chegando à audiência caminhando com auxílio de uma bengala.
A audiência foi marcada também por um breve espetáculo de artistas de circo, incluindo palhaço, acrobatas e malabaristas, que se apresentaram ao lado de Francisco, recebendo agradecimentos do Pontífice por proporcionarem um "momento de alegria".