Após críticas de Lula, Leite rebate: 'povo gaúcho não é ingrato'

Presidente disse que governador 'nunca está contente com as coisas'

Por Da Redação
Ás

Após críticas de Lula, Leite rebate: 'povo gaúcho não é ingrato'

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante uma agenda conjunta em Porto Alegre, nesta sexta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), trocaram mensagens sobre as relações entre os governos federal e estadual.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Lula expressou incômodo com reclamações de Leite, afirmando que o governador "nunca está contente" e que ele deveria "agradecer" pelo apoio federal ao estado.

Mais tarde, durante a entrega de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, Leite respondeu o presidente ao lembrar dos desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul nos últimos anos, como crises financeiras, pandemias e desastres naturais, principalmente com relação às enchentes. Ele enfatizou a importância de buscar apoio federal, destacando que "o povo gaúcho não é ingrato".

“Ouvi na sua entrevista que o senhor falou que o governador está sempre insatisfeito. Me permita lembrar aqui os últimos seis anos que lideramos o Rio Grande do Sul”, disse Leite. “Passamos ano passado por mais um ciclo de estiagem. Logo em seguida, quando começamos a nos reerguer, vem essa calamidade dessa chuva intensa que gera perdas de tantas coisas". 

“O povo gaúcho não é ingrato, não é mal agradecido. A gente agradece todo o apoio que recebeu da sociedade brasileira e do governo. Mas sabemos o que é de direito do nosso povo e demandamos", acrescentou o governador.

O evento foi marcado por vaias ao governador, às quais Lula reagiu pedindo respeito, lembrando que Leite era seu convidado. O presidente também defendeu as ações do governo federal no estado e ressaltou que durante períodos de seca, o Rio Grande do Sul recebeu atenção especial com a visita de vários ministros.

Lula anunciou ainda que o governo federal irá financiar melhorias nos diques de Porto Alegre, estruturas essenciais para o controle de enchentes. Ele afirmou que o objetivo é ajudar, não buscar culpados, e assegurou que o governo federal está comprometido em apoiar a reconstrução do estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário