Após derrota para o Cerro Largo, Vitória completa 28 anos sem conseguir vencer adversário estrangeiro
Rubro-Negro se complicou na Copa Sul-Americana após mais um resultado negativo

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
A derrota para o Cerro Largo (PAR) na última quarta-feira (24) complicou a vida do Vitória na Sul-Americana. O Rubro-Negro atualmente é o lanterna do Grupo B, com dois pontos e ainda não conseguiu vencer nenhum dos adversários estrangeiros que enfrentou. Algo que não foge muito do histórico do Leão da Barra.
A última vez que o Vitória conseguiu superar um time de fora do país aconteceu durante a participação da Copa Conmebol 1997. Naquela competição, o Rubro-Negro eliminou na primeira fase o Sportivo Luqueño (PAR) com dois triunfos: 2 a 0 no duelo de ida, na Fonte Nova, e 4 a 1 no jogo de volta, em Luque, no Paraguai.
Na sequência, o Vitória encarou o Lanús e venceu o jogo de ida por 1 a 0 no Barradão, mas foi eliminado ao perder por 3 a 1 no duelo de volta, na Argentina. O time, aliás, chegou à decisão da competição, mas foi derrotado pelo Atlético-MG, que se sagrou o campeão da competição.
Muitos anos depois, o Vitória voltou a disputar a Copa Sul-Americana em 2009, eliminou o Coritiba na primeira fase ao vencer por 2 a 0 no Barradão, ser derrotado no Couto Pereira pelo mesmo placar, mas se classificar nos pênaltis ao vencer por 5 a 3.
Na fase seguinte, o adversário do Vitória foi o River Plate (URU), que jogou logo uma goleada de 4 a 1 na primeira partida, disputada no estádio Centenário, em Montevidéu. No duelo de volta no Barradão, o Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o adversário e foi eliminado da competição.
Nas edições de 2010 e 2013, o Vitória foi eliminado logo na primeira fase em duelos contra Palmeiras e Coritiba, respectivamente
Foto: Felipe Oliveira / EC Vitória / Divulgação
Em 2014, ocorreu a última eliminação do Vitória para uma equipe sul-americana. Desta vez o algoz foi o Atlético Nacional (COL). Após eliminar o Sport na primeira fase, o Rubro-Negro encarou os colombianos, empatou por 2 a 2 na Colômbia e foi derrotado por 1 a 0 no Barradão.
O próximo adversário para o Vitória tentar superar essa marca negativa será diante do Defensa Y Justicia, pela 4ª rodada da Copa Sul-Americana, no dia 5 de maio no Barradão. Antes, o Rubro-Negro concentrará as atenções no duelo contra o Grêmio, pelo Brasileirão, no próximo domingo (27).