• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Após desabamento, usuários utilizam ponte de terminal marítimo em Salvador de maneira improvisada
Bahia

Após desabamento, usuários utilizam ponte de terminal marítimo em Salvador de maneira improvisada

Área foi isolada pela Defesa Civil de Salvador, no entanto, pedestres seguem passando pelo local

Por Da Redação
Ás

Após desabamento, usuários utilizam ponte de terminal marítimo em Salvador de maneira improvisada

Foto: Reprodução / TV Bahia

No início da manhã desta segunda-feira (6), pedestres utilizam a ponte do terminal marítimo de São Tomé de Paripe de maneira improvisada. Parte do equipamento desabou, no último sábado (4), no subúrbio de Salvador. A área foi isolada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) depois do ocorrido, no entanto, usuários continuam passando pela estrutura.

No momento do desabamento, três pessoas caíram na água e sofreram ferimentos leves. Elas transportavam frutas, bebidas e outros materiais que seriam levados para Ilha de Maré, e perderam todas as mercadorias.

O terminal está desativado desde 2016, por questões estruturais. Ainda assim, é utilizado por ser o único acesso de embarcações que fazem a travessia entre São Tomé de Paripe e a Ilha de Maré, que pertence a Salvador e faz parte do arquipélago da Baía de Todos-os-Santos.

O que dizem o governo da BA e a prefeitura

O terminal é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Em nota, o órgão disse que a empresa que fará a recuperação está contratada e já tem autorização, por parte do governo, para início das obras. De acordo com a pasta, o equipamento será interditado temporariamente para que os reparos sejam feitos.

A Seinfra explica que a obra ainda não teve início porque a empresa vencedora, Tecnocret Engenharia, aguarda solicitações da Prefeitura para obter licenças obrigatórias. A nota diz ainda que o governo acionará a empresa para que conclua os trâmites junto ao poder municipal. Após a finalização da obra, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agerba) fará a concessão do terminal, que deverá ser administrado pela empresa vencedora.

Em nota, a prefeitura de Salvador diz que tem acompanhado a situação e que a Tecnocret deu entrada no processo para a execução das intervenções na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), no dia 23 de julho de 2021. Quatro dias depois, após análise realizada pelos técnicos do órgão, a secretaria solicitou alguns documentos que, até o momento, não foram apresentados pela empresa.

A prefeitura ainda informa que no dia 11 de novembro, a Defesa Civil de Salvador fez uma vistoria no local e constatou sérios riscos causados pela falta de manutenção. A situação foi informada à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e à Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia (Seinfra), conforme o poder público municipal.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.