• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Após França anunciar suspensão, países europeus estudam proibir venda do iPhone 12
Mundo

Após França anunciar suspensão, países europeus estudam proibir venda do iPhone 12

Decisão vem após estudos identificarem nível de radiação acima do permitido

Por Da Redação
Ás

Após França anunciar suspensão, países europeus estudam proibir venda do iPhone 12

Foto: Divulgação/Apple

Após a França, através da Agência Nacional de Frequências (ANFR), determinar a suspensão das vendas do iPhone 12 no país, devido ao alto nível de radiação emitido pelo aparelho, outros países europeus passaram a ficar em alerta sobre o assunto.

A Bélgica, por exemplo, informou, na quinta-feira (14), que vai revisar os riscos à saúde relacionados ao uso do smartphone da Apple, lançado em 2020. O BNetzA, órgão regulador de redes da Alemanha, também informou estar avaliando se a medida por ser adotada para o mercado alemão.

Na Holanda, o órgão de vigilância digital do país pediu explicações a Apple e informou que analisa a questão. Já na Espanha, associações de defesa do consumidor pedem que as autoridades do país sigam os mesmos passos de Paris.

Por outro lado, regiões como a Grã-Bretanha e a Itália não se pronunciaram sobre o caso até o momento.

Entenda o caso

Na terça-feira (13), a ANFR determinou que a Apple interrompesse as vendas do iPhone 12. Na decisão, as autoridades daquele país informaram que o aparelho emite uma “quantidade excessiva de radiação eletromagnética” e pediu para que a empresa corrigisse o problema nos lotes disponibilizados no mercado.

A determinação aconteceu após o aparelho falhar em dois testes de ondas eletromagnéticas e um dia depois do lançamento do novo modelo da empresa, o iPhone 15. Ao todo, a agência francesa avaliou 141 smartphones e chegou à conclusão de que o iPhone 12, no bolso e na mão, libera 5,74 watts de energia eletromagnética, absorvida por contato pelo portador.

A decisão pode gerar impactos negativos para a fabricante norte-americana, já que a região da Europa é uma das mais lucrativas para a empresa. Somente no ano passado, a receita da Apple atingiu cerca de US$ 95 bilhões na Europa, a segunda maior, atrás apenas das Américas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário