Após notificação de 709 casos de mpox no Brasil, Ministério da Saúde convoca reunião
Pasta informou que a proposta é atualizar as recomendações e o plano de contingência
Foto: Reprodução/Pixabay
Em meio ao aumento de casos de mpox e à circulação de uma nova variante do vírus no continente africano, o Ministério da Saúde do Brasil convocou uma reunião para tratar da doença nesta terça-feira (13). Em nota, a pasta informou que a proposta é atualizar as recomendações e o plano de contingência para a doença no país.
Além disso, o comunicado afirma que o ministério “acompanha com atenção” a situação da mpox no mundo e monitora informações junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituições como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).
Dados do Ministério da Saúde indicam que, em 2024, foram notificados 709 casos de mpox no Brasil, com 16 mortes, sendo o mais recente registrado em abril de 2023. Quanto às vacinas contra a mpox, a pasta destacou que a imunização em 2023 ocorreu durante uma emergência de saúde pública de importância internacional, com as doses liberadas provisoriamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).