Após passar pela Flórida, Milton é reclassificado como pós-tropical
Fenômeno provocou a morte de pelo menos 10 pessoas
Foto: Reprodução/Centro Nacional de Furacões dos EUA
O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla inglês) informou que o antes furacão Milton é agora ciclone pós-tropical. O fenômeno, que passou pelo estado da Flórida ao longo desta quinta-feira (10), provocou a morte de pelo menos 10 pessoas, segundo autoridades locais.
Ainda como tempestade de categoria 3, Milton tocou o solo da costa oeste da Flórida por volta das 21h30min (horário de Brasília) de quarta-feira (9), com ventos de 205 km/h. Logo após, foi rebaixado para a 2. Segundo o NHC, o fenômeno possuía rajadas de ventos sustentadas de 120 km/h.
Além de tornados, a passagem causou inundações em lugares como Daytona Beach e Saint Augustine na costa leste da península, e em cidades no coração da Flórida, como Orlando. O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que os parques temáticos da Disney World permaneceram fechados por precaução.
A NHC alertou que embora tenha deixado a península, o furacão continua a gerar ventos fortes e “chuva forte” na região central e leste do Estado.
Mais de 3,3 milhões de residências na Flórida estavam sem energia na manhã desta quinta, de acordo com o site especializado poweroutage.us.