Após redução de horário, organização do Samba de São Lázaro anuncia encerramento da festa
Evento acontecia às sextas-feiras, em frente à Igreja de São Lázaro, no bairro da Federação
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A organização responsável pelo Samba de São Lázaro, evento gratuito que acontece semanalmente em Salvador há três anos, anunciou, neste sábado (23), o "término definitivo" da festividade.
O comunicado acontece 16 dias após o evento ter o horário reduzido, devido denúncias de moradores por conta de poluição sonora, frequentes engarrafamentos e urina na porta de condomínios. A festa que antes começava às 22h e seguia pela madrugada, passou a acontecer entre 19h e 22h.
O samba era realizado toda sexta-feira do mês, no Largo da Igreja de São Lázaro, no bairro da Federação. Em nota publicada nas redes sociais, os organizadores lamentaram o fim e falaram em preconceito.
“Mais uma vez, isso é a prova que o sistema venceu o povo através das suas manobras e articulações genocidas para exterminar tudo aquilo que venha a ser feito pelo povo", diz um trecho do comunicado.
No início deste mês, ao anunciar a mudança de horário, a organização disse que o vereador Duda Sanches (UB) realizou uma notificação à Prefeitura de Salvador, referente ao evento.
“Desde já, queremos agradecer todo o apoio que a 41ª CIPM tem nos dado. Pedimos a colaboração e compreensão de todos. Não deixaremos o samba morrer”, escreveu à época.
Com o anúncio do encerramento, os organizadores compartilharam uma série de publicações com críticas à gestão municipal e às autoridades, cobrando valorização e espaço para a continuidade do evento. Eles também divulgaram um abaixo-assinado para colher assinaturas e encaminhar ao poder público.
A Prefeitura de Salvador ainda não se manifestou sobre o caso.