• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Após saída de indígenas, Gilmar Mendes afirma que conciliação sobre marco temporal não será paralisada

Após saída de indígenas, Gilmar Mendes afirma que conciliação sobre marco temporal não será paralisada

Ministro afirmou que a comissão vai prosseguir 'com quem estiver à mesa'.

Por Da Redação
Ás

Após saída de indígenas, Gilmar Mendes afirma que conciliação sobre marco temporal não será paralisada

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (9) que a comissão do tribunal que busca uma conciliação sobre o marco temporal vai prosseguir "com quem estiver à mesa" e que nenhum integrante tem o poder de paralisar os trabalhos do colegiado. 

A declaração de Gilmar ocorreu na abertura da terceira reunião da comissão. Esse é primeiro encontro do grupo após representante da Articulação dos Povos Indígenas se retirarem da negociação, no fim de agosto.

A Apib tem cinco integrantes no colegiado. O grupo não compareceu hoje. A deputada federal Celia Xakriabá (PSOL-MG) está no encontro. Eloy Terena, secretário do Ministério dos Povos Indígenas, também está presente. 

Nesta segunda (8), o representante do partido Rede Sustentabilidade também deixou a mesa de negociações. Na reunião desta segunda, o decano defendeu o diálogo e o uso da conciliação para a busca de uma solução para a disputa.

"Considero importante registrar que, para sentar-se à mesa, é necessário disposição política e vontade de reabrir os flancos de negociação, despindo-se de certezas estratificadas, de sorte a ser imperioso novo olhar e procedimentalização sobre os conflitos entre os Poderes", declarou.

Mendes também informou que, em consideração aos integrantes ausentes, a reunião de hoje será para discussões jurídicas. E que aguarda a volta do grupo ao diálogo.

"Faço menção especial de que estamos aguardando o retorno dos representantes das comunidades indígenas a esta mesa de negociação. Por ora, em atitude de consideração aos ausentes, deixo claro que nesta tarde haverá apenas debates jurídicos, até que os representantes indicados pela Apib retornem ao diálogo", pontuou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário