Após ser fechado devido à pandemia, Parque Nacional de Abrolhos retoma atividades
Para o retorno, serão adotados protocolos de segurança sanitária
Foto: Divulgação
Após cerca de seis meses fechado por causa da pandemia da covid-19, o Parque Nacional de Abrolhos, localizado no sul da Bahia, retomou as atividades de forma parcial nesta terça-feira (1). Apesar do retorno, ainda seguem suspensas as atividades no Centro de Visitantes do Parque e as visitas por embarcações particulares.
Considera como o "berçário" das baleias jubartes do Estado, o parque adotou protocolos de saúde para evitar a proliferação da covid-19, entre eles está a redução no número de visitantes que serão guiados pelos monitores: nas trilhas em ilhas, será permitido apenas oito visitantes para cada condutor. Já para o mergulho autônomo, serão seis visitantes por conduto.
Dentre outras medidas também estão: uso obrigatório de máscara em todo o interior do parque; higienização e desinfecção de objetos (inclusive cardápios) e superfícies comuns, como as mesas e cadeiras após cada utilização; disponibilização de álcool em gel para os clientes e funcionários; limitação da capacidade de transporte de cada tipo de veículo e evitar superlotação e/ou aglomeração entre outros.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ainda não há previsão para a reabertura dos parques: Parque Nacional da Chapada Diamantina, Parque Nacional de Boa Nova, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.