Após ser suspensa por Google, Apple e Amazon, Rede social Parler é desativada da internet
Parler foi acusada de não tomar medidas contra posts que incitam violência

Foto: Reprodução/ Getty Images
Nesta segunda-feira (11), a rede social Parler foi desativada após a Apple e a Amazon suspenderem, no sábado (9), o aplicativo de suas lojas virtuais e de seus serviços de hospedagem. O Google já havia tomado decisão semelhante na última sexta (8).
De acordo com o site de rastreamento de internet Down For Everyone Or Just Me, a rede Parler foi desativada pouco depois da meia-noite, e informa a seguinte mensagem: "Não é só você! parler.com está fora do ar."
O fundador da rede social, John Matze, confirmou no sábado (9) que o aplicativo não estaria disponível a partir do dia seguinte, e acusou os gigantes da tecnologia de estarem em uma "guerra contra a liberdade de expressão".
De acordo com o Google, Apple e Amazon, a rede social não tomou medidas adequadas para evitar a disseminação de postagens de apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, incitando a violência, depois da invasão ao Congresso dos Estados Unidos que deixou 5 mortos.
A Apple havia dado 24 horas para que a rede social apresentasse um plano de moderação detalhado, mas segundo a empresa, isso não ocorreu. "Suspendemos a Parler na App Store até que eles resolvam esses problemas".