• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Após três anos em reforma, igreja da Santíssimo Sacramento é reaberta na ilha de Itaparica

Após três anos em reforma, igreja da Santíssimo Sacramento é reaberta na ilha de Itaparica

Templo histórico recebeu a visita de Dom Pedro I em 1859

Por Da Redação
Ás

Após três anos em reforma, igreja da Santíssimo Sacramento é reaberta na ilha de Itaparica

Foto: Reprodução | TV Bahia

Após três anos em reforma, a igreja matriz da Santíssimo Sacramento foi reaberta, nesta segunda-feira (28), na ilha de Itaparica, que pertence à região metropolitana de Salvador.

Na obra, foram recuperados o altar, o telhado e as imagens, além da colocação de uma plataforma para o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.

A partir das 16h, a igreja vai receber a primeira missa, que será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

História

A igreja matriz da Santíssimo Sacramento foi construída no final do século XVII com uso de cal, pedra e óleo de baleia. O templo foi inaugurado no dia 21 de outubro de 1794. 

As pinturas da igreja são do pintor José Teófilo de Jesus, que reproduziu a ceia e os milagres do Santíssimo. Quase 21 anos após a abertura, em 1814, Dom João VI, que ainda era príncipe regente de Portugal, deu ao templo o nome de Santíssimo Sacramento de Itaparica.

Em 1826, a Matriz do Santíssimo Sacramento recebeu a visita de Dom Pedro I, e em 1859, do filho dele, Dom Pedro II.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário