Após uso abundante do celular, mulher fica temporariamente cega
O caso ocorreu na China e se tornou público nos últimos dias
Foto: Reprodução/FoxNews
Na China, uma mulher ficou cega temporariamente por conta do uso excessivo do celular por uma noite inteira. Informações preliminares apontam que ela perdeu a visão do olho esquerdo porque uma veia estourou e inundou a retina de sangue, bloqueando a visão.
A exposição às luzes do display do celular gerou uma tensão muscular no olho que, consequentemente, ocasionou a ruptura da veia. O caso se tornou público nos últimos dias, reaquecendo a discussão sobre a mania de passar o dia com o smartphone por perto.
Ela foi diagnosticada com retinopatia de Valsava - situação que ocorre justamente pela ruptura de vasos sanguíneos superficiais da retina devido ao esforço físico.
Para remover o sangue, foi necessária uma operação a laser que criou um pequeno furo no olho. Após a drenagem da substância, a mulher recuperou a visão.
Esses casos de retinopatia começaram a ser documentados a partir de relatos de pacientes que passaram por graves lesões nos olhos após sofrerem com vômitos, ataques de asma, tosse intensa e outros casos que levam tensão muscular na região dos olhos.
Exposição do olho
De acordo com o TechTudo, talvez seja por esse motivo que as fabricantes de celulares estejam empenhadas em trazer o modo escuro aos aparelhos hoje em dia.
A Academia Americana de Oftalmologia também apontou em março deste ano que houve um aumento no número de reclamações sobre desconfortos, fadiga ocular, olho seco, dores de cabeça e insônia devido à exposição visual às telas de aparelhos.
A entidade recomenda a distância de um braço entre os olhos e os monitores, bem como sugere que sejam usados filtros de telas foscos e ajustes de iluminação. Outra recomendação é descansar a visão, se possível utilizando a “regra 20-20-20” – que se resume em tirar uma pausa a cada 20 minutos, olhando um objeto a 20 pés de distância (6 metros) por 20 segundos.