Após voltar a triunfar, Bahia chega a quase 75% de chance de ir para Libertadores
Tricolor superou jejum de triunfos ao bater Palmeiras na Fonte Nova

Foto: Rafael Rodrigues/EC.Bahia
Depois de quatro jogos sem vencer, o Bahia finalmente voltou a reencontrar o caminho dos triunfos. Ter somado os três pontos fez o Tricolor aumentar as chances de ir para Libertadores, de acordo com projeções do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Tricolor subiu para 74,9% de possibilidade de se classificar para maior competição do Continente.
O Bahia encarava um incômodo jejum de triunfos, que incluía três derrotas (Mirassol, Cruzeiro e Vasco) e um empate, diante do Ceará. A última vez que somou três pontos havia sido na 21ª rodada, ao bater o Santos, por 2 a 0, na Arena Fonte Nova.
O Tricolor segue na 6ª posição, dentro da zona de classificação das equipes que se classificarão para a Libertadores do ano que vem. O time baiano tem a mesma pontuação que o Botafogo, quinto colocado, e terá um confronto direto contra a equipe carioca na próxima quarta-feira (1), diante do Botafogo, às 21h30, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Vencer o Palmeiras também fez o Bahia se tornar o terceiro melhor mandante do Brasileirão. Em 12 partidas disputadas, o Tricolor venceu oito, empatou três e foi derrotado apenas uma única vez, para o Cruzeiro, na 23ª rodada do Brasileirão.
Apesar do feito relevante como mandante, a classificação no returno não favorece o Tricolor. O time disputou seis partidas, venceu três, empatou uma e perdeu duas vezes, tendo somado dez pontos, e fazendo o time ficar na oitava posição do segundo turno.
Ainda de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o time que somar 67 pontos tem 100% de chances de se classificar para a Libertadores. Para poder alcançar a pontuação, o Bahia teria que vencer os oito dos 13 jogos que tem pela frente, sendo que sete das partidas que ainda disputará serão na Fonte Nova.
Como visitante, o Tricolor precisa melhorar o desempenho, tendo somado apenas 13 pontos em 33 possíveis. O próximo desafio jogando longe de Salvador será diante do Botafogo.