Apple acusa Facebook de coletar máximo de dados dos usuários
Afirmação causou atrito na relação entre as duas companhias
Foto: Reprodução
A Apple acusou o Facebook de tentar "coletar o máximo de dados dos usuários que for possível", na última sexta-feira (20) e a afirmação gerou atrito na relação entre as companhias.
As políticas e mecanismos de privacidade inseridos no App Tracking Transparency (ATT), para iOS 14, são importantes para os usuários e proporcionam um sentimento de proteção e controle sobre as próprias informações. Contudo, por outro lado, essa medida interfere o lucro e plano de negócios do Facebook, que investigam profundamente um usuário para elaborar um perfil completo e vendê-los à patrocinadores.
“Os executivos do Facebook deixaram claro sua intenção de coletar o máximo de dados possível em sua própria plataforma e fora dela, para desenvolver e monetizar detalhados perfis de seus usuários”, comentou a diretora internacional de privacidade da Apple, Jane Horvath, em um trecho da carta.
Em resposta, a Apple, o Facebook acusou a companhia de usar sua posição dominante no mercado para dar preferência à sua própria coleta de dados, “e tornar quase impossível que competidores utilizem as mesmas informações”. “Eles afirmam que é sobre ‘privacidade’, mas é sobre lucro”, complementa o Facebook.
O ATT ainda não tem data marcada para chegar nos dispositivos da Apple, mas é aguardado para 2021.