Apple decide suspender vendas e exportações de produtos à Rússia
A utilização de serviços da marca no território também foi limitada
Foto: Divulgação
A Apple anunciou nessa terça-feira (01) que decidiu suspender a venda de todos os produtos da empresa na Rússia por tempo indeterminado. Além disso, a marca avisou que as exportações também estão suspensas e limitou a utilização de alguns serviços no local.
Segundo a empresa, a decisão foi ocasionada por uma "preocupação profunda" com a invasão da Ucrânia por ordem do presidente russo, Vladimir Putin. O governo ucraniano já havia pedido oficialmente à companhia para interromper serviços na região.
Em uma carta enviada aos funcionários, o CEO da Apple, Tim Cook, havia pedido doações e união entre os colaboradores. Segundo a Wired, as lojas de revendedoras autorizadas da Rússia não estão mais vendendo produtos da marca e o comércio online também foi suspenso no país.
Os serviços como a plataforma de pagamentos e carteira virtual Apple Pay foram "limitados" em território russo, além da remoção de aplicativos de notícias de órgãos estatais do país, como o RT News, como medida anteriormente estabelecida.