Apple pode lançar iPhone 13 sem cabos ou fios
Próxima geração teria design sem entradas
Foto: Divulgação/Apple
O iPhone pode chegar ao mercado sem nenhum tipo de conector ou entrada ao redor do aparelho. Essa é a suposta tentativa da Apple em lançar um celular totalmente sem fio, inclusive para recarregar ou transferir dados. A possibilidade foi divulgada nesta semana pelo blogueiro Jon Prosser, que tem o histórico de antecipar novidades da empresa da maçã.
A Apple foi a primeira companhia a eliminar a tradicional saída para fones de ouvido, lançada neste ano. A linha do iPhone 12 conta ainda com o ecossistema MagSafe de acessórios que ficam plugados na traseira dos aparelhos por ímãs. Já a introdução da tecnologia e-SIM ainda no iPhone XS eliminou a necessidade de um chip telefônico físico.
O smartphone dependeria de carregador sem fio e usaria apenas funções sem fio (4G/5G, NFC, Wi-Fi e Bluetooth) para se comunicar. Não haveria, portanto, a possibilidade de trocar o chip telefônico.
Entre as vantagens é que sem o design de entradas o aparelho oferece maior proteção contra poeira e água, além de maior espaço interno que pode ser destinado a uma bateria maior e mais tecnologia. Já a desvantagem têm a ver com as limitações das 100% sem fio, além de questões de desgaste de bateria.