Apple Watch comemora cinco anos de lançamento em meio a desuso durante a quarentena
Dispositivo chegou às ruas em abril de 2015
Foto: Reprodução
O Apple Watch, relógio inteligente da Apple, fez aniversário de cinco anos nesta sexta-feira (24). O dispositivo foi anunciado em setembro de 2014, mas chegou às lojas e ruas dos Estados Unidos em 24 de abril em 2015.
A redução da usabilidade durante o período de confinamento social é da própria natureza da categoria de vestíveis, da qual pertencem o relógio Apple Watch (a partir de R$ 1,9 mil), o Huawei Watch GT 2 (a partir de R$ 1,5 mil) e Samsung Watch Active 2 (R$ 1,8 mil), entre muitos outros.
A campanha foi tanta em 2015, que ficou famosa a imagem em que a cantora Beyoncé usa um Apple Watch Edition de ouro 18 quilates, valendo US$ 17 mil dólares (no Brasil, custava “meros” 135 mil reais). Fracasso de vendas, a versão foi discretamente descontinuada no ano seguinte.
Se o Apple Watch sobreviveu até aqui, conquistou a liderança de mercado e dita tendências na categoria de vestíveis, foi por causa da visão de negócios de Cook, e não pelo ode ao luxo pelo qual Ive nutria. Além disso, o relógio discretamente tem antecipado tendências que chegam anos depois nos iPhones, a menina dos olhos da empresa: carregamento sem fio, tela OLED, modo noturno, resistência à água e ausência de entrada para fones de ouvido. Isso não é pouca coisa.