• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Aquecimento global aumentou intensidade de chuvas no Nordeste, aponta estudo
Brasil

Aquecimento global aumentou intensidade de chuvas no Nordeste, aponta estudo

As informações são de estudos do World Weather Attribution, divulgados esta semana

Por Da Redação
Ás

Aquecimento global aumentou intensidade de chuvas no Nordeste, aponta estudo

Foto: Portal Oficial do Governo de Alagoas

As mudanças climáticas impulsionadas pelas ações humanas proporcionam um aumento na intensidade das chuvas que atingem o Nordeste brasileiro. De acordo com pesquisadores, sem o aquecimento global, os eventos ocorridos seriam 20% menos intensos. As informações são de estudos do World Weather Attribution, divulgados esta semana. A pesquisa foi realizada por cientistas de Brasil, Reino Unido, Holanda, França e Estados Unidos.

Apesar de o período ser tradicionalmente considerado a temporada de chuvas na região do país, segundo a pesquisa, "esses eventos, agora, são mais prováveis de acontecer do que teriam sido em um clima que não tivesse sido aquecido pelas atividades humanas”. Sem o aquecimento global, as precipitações teriam sido um quinto menos intensas.

Levantamento realizados pelas Defesas Civis dos estados apontam que mais de 70 mil pessoas foram obrigadas a deixar seus lares. No Rio Grande do Norte, choveu o esperado para o mês de julho inteiro em quatro dias. Alagoas, no entanto, é o estado com a situação mais preocupante no momento, com mais de 56 municípios em situação de emergência.

O cenário havia sido anunciado no último relatório Mudanças Climáticas 2022: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade, do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC), divulgado no início deste ano.

Entre as conclusões do estudo, a população afetada por enchentes e deslizamentos de terra no Brasil pode dobrar, ou até triplicar, nas últimas décadas, em um cenário de aquecimento global de 1,5ºC. Atualmente, o planeta já aqueceu 1,1ºC em relação aos níveis pré-industriais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.