Pela primeira vez na história, Salvador terá um bispo negro nascido da cidade

Ordenação do Monsenhor Gabriel dos Santos Filho será realizada neste sábado (13), na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador

Por Da Redação
Às

Pela primeira vez na história, Salvador terá um bispo negro nascido da cidade

Foto: Divulgação

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia sediará um momento histórico neste sábado (13). O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, irá ordenar Monsenhor Gabriel dos Santos Filho bispo. Assim, ele se tornará o primeiro negro, nascido na capital baiana, a receber a Ordenação Episcopal.

A cerimônia será realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, localizada no Centro Histórico, com início previsto para as 10h. Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo emérito da Diocese de Araçuaí (MG), e Dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz (MG), serão os co-ordenantes.

A expectativa é que a celebração reúna cerca de 1.300 fiéis. Para recebê-los, a organização do evento montou uma estrutura especial: além da nave principal, que comportará 600 pessoas, a sacristia receberá mais 300 cadeiras e a área externa, interditada para o trânsito, terá outras 400.

É esperado que estejam presentes no evento bispos, padres, religiosos, autoridades e fiéis de diversas regiões do país.

Nascido em Salvador, monsenhor Gabriel foi formado na Igreja de Salvador, onde exerceu diversas missões e serviços ao longo de sua trajetória pastoral. Nomeado bispo pelo Papa Leão XIV, seu lema episcopal segue o Evangelho de João: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (Jo 7,37).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário