Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil Cardeal Dom Sergio recebe título de cidadão soteropolitano!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
O Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, vai receber o Título de Cidadão Soteropolitano, nesta quinta-feira (25). A homenagem foi proposta pelo vereador Marcelo Maia (PMN) e acontecerá às 18h, no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador.
De acordo com o vereador, Dom Sergio possui relevantes serviços prestados à capital baiana, sobretudo na assistência e na defesa incondicional dos direitos dos mais necessitados. “Essa é uma das mais honrosas homenagens que pude fazer ao longo da minha vida. Dom Sergio é um forte símbolo da comunidade católica aqui no Brasil e principalmente na cidade de Salvador. Sua sensibilidade, dedicação, trabalho e compromisso em prol das causas sociais e do próximo são motivo de inspiração para todos nós”, comenta Marcelo.
Nascido em Dobrada, no estado de São Paulo, no dia 21 de outubro de 1959, Dom Sergio recebeu a Ordenação Diaconal na Igreja Santa Cruz de Matão (SP), no dia 18 de agosto de 1984. O Cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 1997.
Dom Sergio foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, em 11 de março de 2020. A posse aconteceu no dia 5 de junho do mesmo ano, na Catedral Metropolitana de Salvador (Catedral Basílica).
Entre as inúmeras atividades desempenhadas pelo Arcebispo se destacam a atuação como membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2007 a 2011; e a presidência da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé, de 2011 a 2015. Dom Sergio também foi presidente do departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), de 2007 a 2011; e representou a CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, em 2012, e na XIV Assembléia do Sínodo dos Bispos sobre a Família.
Foi criado Cardeal pelo Papa Francisco no Consistório realizado na Basílica de São Pedro, em 19 de novembro de 2016, recebendo o título da Basílica de Santa Cruz na Via Flaminia, em Roma. O Cardeal foi presidente da CNBB, de 2015 a 2019, e relator geral da XV Assembleia dos Bispos, em 2018, que teve como tema a juventude. Dom Sergio é membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano), da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), da Congregação para o Clero (Vaticano) e da Congregação para os Bispos (Vaticano).