Áreas urbanizadas no Brasil crescem 19% em 4 anos, diz IBGE
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba são os municípios com maior extensão
Foto: Carlos Erbs/Ministério do Turismo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa em que mostra que as áreas urbanizadas cresceram 19% entre os anos de 2015 e 2019. A conclusão foi publicada na terça-feira (22) e, segundo o órgão, mostram "uma expansão continuada" das cidades brasileiras.
Segundo o IBGE, o Brasil conta com 45.945 km² de áreas urbanizadas, isto inclui aglomerados de casas, ruas e edificações, somatório maior do que países inteiros, como a Dinamarca. No entanto, elas correspondem a apenas 0,54% do território total brasileiro e caberiam todas no estado do Espírito Santo.
São Paulo é o estado com maior extensão absoluta de áreas urbanizadas – 8.614,62 km² -, 18% do total das áreas mapeadas pelo IBGE. É uma das 13 unidades da federação que possuem mais de 1.000 km² dessas áreas urbanizadas. Na sequência aparecem o Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. A Bahia aparece em sexto lugar.
Proporcionalmente, São Caetano do Sul (SP) aparece em primeiro lugar, com 100% do território ocupado por áreas urbanizadas, seguido por São João de Meriti (RJ), com 99%.
Já entre as grandes porções de terra sem construções estão na Amazônia e Pantanal.