Coronavírus

Argentina detecta duas variantes brasileiras em pacientes com Covid-19

Mutações detectadas tem origem no Amazonas e no Rio de Janeiro

Por Da Redação
Ás

Argentina detecta duas variantes brasileiras em pacientes com Covid-19

Foto: Reprodução/A Gazeta

O governo da Argentina anunciou nesta segunda-feira (8) que detectou casos de Covid-19 ligados a duas variantes brasileiras, os primeiros ligados às novas linhagens identificadas no Brasil. De acordo com González Garcia, ministro da Saúde argentino, os pacientes contraíram a cepa P1, que se tornou prevalente no Amazonas, e a P2, identificada pela primeira vez no Rio de Janeiro. As duas variantes brasileiras têm levantado preocupação pelo potencial infeccioso da mutação E484K, presente em ambas as cepas e concentrada na proteína S, usada pelo vírus para infectar as células humanas.

Além disso, a mutação E484K também estaria ligada às reinfecções identificadas na Região Norte, em especial em Manaus, onde a P1 se tornou prevalente. A cidade viveu um colapso no seu sistema hospitalar em janeiro. A variante chamou atenção do mundo ao ser detectada em japoneses que estiveram no Amazonas e motivou a suspensão da entrada de brasileiros em alguns países, como o Reino Unido, que enfrenta outra linhagem mais infecciosa, a B.1.1.7.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário