• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Argentinos vão às urnas para decidir quem serão os candidatos nas eleições de outubro
Mundo

Argentinos vão às urnas para decidir quem serão os candidatos nas eleições de outubro

As primárias no país acontecem neste domingo (13)

Por Da Redação
Ás

Argentinos vão às urnas para decidir quem serão os candidatos nas eleições de outubro

Foto: Reprodução

Os argentinos vão às urnas neste domingo (13) para decidir quem serão os candidatos nas eleições de 22 de outubro, que inclui o posto de presidente e vice-presidente. Diferente do Brasil, os cidadãos da Argentina depositam um envelope lacrado com as cédulas de cada um de seus candidatos em uma urna.  

As eleições primárias da Argentina, chamadas de “Paso” (sigla em espanhol para Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias), definem quem serão os candidatos de cada frente política nas eleições gerais de 22 de outubro.

A Direção Nacional Eleitoral para o Paso 2023 divulgou as cédulas dos candidatos. Neste ano, os cargos de maior destaque são o de presidente e vice-presidente.

Nesta categoria, estão registradas um total de 27 cédulas de 15 listas diferentes. Cada lista equivale a um grupo político. Portanto, são 15 coligações, e cada uma delas apresentou uma ou mais cédulas – por isso, somam-se 27 no total.

A coalizão de centro-direita “Juntos por el Cambio” (Juntos pela Mudança, em português) possui dois pré-candidatos à Presidência – portanto, duas cédulas, sendo uma de Horacio Larreta e outra de Patricia Bullrich.

O mesmo acontece com o governista “Unión por la Patria” (União pela Pátria, em português), que tem como principal candidato o ministro da Economia Sergio Massa e também Juan Grabois.

Já do lado da extrema-direita, os eleitores vão contar com Javier Milei, que é o único da coalizão "La Libertad Avanza" (A Liberdade Avança, em português).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário