Arquidiocese de Salvador alerta sobre falso padre que atuou na capital baiana
Homem se apresentou utilizando documentos falsificados
Foto: Sara Gomes/Arquidiocese de Salvador
A Arquidiocese de Salvador emitiu uma nota, na quinta-feira (4), alertando a comunidade católica sobre um homem que se passou por padre em uma igreja da capital baiana. O suposto sacerdote, identificado como Marcos Antônio Oliveira Batista, também atuou como diácono na Arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal.
Segundo o comunicado, o falso padre fraudou uma ata de Ordenação Diaconal, um documento que necessita da assinatura de autoridades religiosas. A ata falsificada contém as assinaturas de dois padres e do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha. A Arquidiocese não especificou os templos onde o indivíduo se apresentou nem o período em que ocorreram os fatos.
Ainda não se sabe como Marcos Antônio conseguiu fraudar a ata, nem as motivações por trás de suas ações em Salvador e Brasília. A Arquidiocese de Brasília informou que nenhum dos religiosos envolvidos tem conhecimento do documento falsificado e que medidas estão sendo tomadas para corrigir as informações falsas, embora não tenham sido detalhadas.
A Arquidiocese de Salvador não confirmou se o caso foi denunciado à Polícia Civil.