Arquiteto baiano destaca dicas criativas para repaginar a área da TV
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
Há quem garanta que a sala de estar seja a “primeira impressão” da casa. Se bem planejadas, clássicas, criativas ou tradicionais, a organização deste espaço demonstra um pouco sobre a personalidade dos seus moradores.
Pequenas, médias ou espaçosas, alguns elementos costumam fazer parte da decoração, a exemplo do painel para TV. Queridinho para esconder fios, demarcar espaços ou simplesmente compor a décor, o painel alcançou o status de design, ao inovar com formatos, texturas, materiais e composições, é o que explica o arquiteto Márcio Barreto.
“Converso sempre com o cliente e mostro para ele que podemos criar algo saindo do convencional. Como ele está contratando um arquiteto para ajudar a montar e criar a casa dele, é a oportunidade perfeita de sair do senso comum e fazer algo diferente, de acordo a sua personalidade. Temos outras várias formas de criar painéis bonitos com a quantidade de materiais disponíveis. ”
De acordo com a pesquisa “Novas demandas nos lares brasileiros a partir da pandemia” - publicada pelo Grupo Consumoteca, no período de distanciamento social, 85% dos entrevistados afirmaram que passar mais tempo em casa os deixou com mais vontade de cuidar delas, sendo que, abordando um recorte socioeconômico, 75% da classe A revelou a necessidade de fazer modificações na casa para se sentir melhor, enquanto na classe C, esse percentual foi de 69%.
Diante do cenário crescente de mudanças e reformas, o arquiteto baiano Márcio Barreto destaca que pequenas modificações já oferecem um novo olhar para os espaços residenciais, garantindo excelentes resultados unindo ousadia, preço baixo e criatividade.
“Uma dica interessante é o uso de texturas, como cimento queimado, ou até mesmo papéis de parede. Esses elementos personalizam a decoração e renovam o ambiente. Além de conseguir diminuir os custos de investimento, o tornamos mais estilizado e com aspecto visual mais limpo” aconselha.
Saia do óbvio
Explorando os espaços de convivência com as mais diversas formas, cores e texturas, as paredes permitem que o morador seja inovador até mesmo no que parece mais convencional, como os painéis de TV.
A aplicação de um rodameio - peça que se assemelha a um rodapé só que mais estreito- permite ser aplicado formando molduras e trazendo um toque simples e sofisticado na decoração.
“Sair do convencional é um desafio, mas você pode se arriscar em uma versão nova destacando a parede onde se deseja utilizar como painel de TV através de uma pintura diferente. Seja a parede inteira ou uma divisão de cores, essa alternativa é barata e faz uma enorme diferença no resultado” conclui.
Apesar das muitas opções de modelos prontos, existem alternativas que podem personalizar os espaços da casa, garantindo que a “primeira impressão” seja exatamente a desejada pelo morador. Seja como for, o importante é conhecer as alternativas e escolher o que mais combina com você.