Arquivo Nacional divulga relatos inéditos de pilotos brasileiros sobre OVNIs; acervo reúne cerca de 800 registros
Documentos estão disponíveis gratuitamente e podem ser acessados por qualquer pessoa
Foto: Arquivo Nacional
O Arquivo Nacional trouxe a público cerca de 800 registros feitos pela Força Aérea Brasileira (FAB) sobre avistamentos de objetos voadores não identificados, os OVNIs.
Segundo a FAB, os documentos apresentam fenômenos aéreos não identificados, registrados entre 1952 e 2023. Somente no ano passado foram cerca de 30 registros. A Força Aérea Brasileira ressalta que não realiza estudos e análises sobre o tema.
Entre os relatos, estão o de um piloto feito na madrugada de 7 de fevereiro de 2023, por volta das 3h. Ele disse que viu no céu de Navegantes, cidade do litoral catarinense, “uma bola pequena a grande (variando)”, a uma velocidade “dez vezes maior que a de um avião comercial”. Ele afirmou, ainda, que a ocorrência é semelhante a outras já reportadas no ano anterior, no mesmo lugar.
Arquivo Nacional
A maioria dos relatos de óvnis concentra-se na região Sul do país, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No mês de abril, um aviador que se preparava para pousar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, comunicou ter visto um óvni estático, que alternava entre as cores branca e alaranjada.
"Nesta semana, o observador relata ser o quarto dia que observa tal objeto", registra um dos documentos.
Os documentos, vídeos, fotografias e relatos de óvnis transferidos para o Arquivo Nacional são de domínio público e podem ser acessados gratuitamente. Os interessados em conferir os relatos devem utilizar o login único do Gov.br para acessar o site. No botão "Fundos e coleções" do menu superior, selecione a opção "Pesquisa Multinível". Na lacuna "Código de referência", preencha com a sigla "ARX". Por fim, abra o fundo "Objetos Voadores Não Identificados".