• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Arrizo 6: avaliamos o novo sedã da Caoa Chery que custa menos que os rivais
Autos

Arrizo 6: avaliamos o novo sedã da Caoa Chery que custa menos que os rivais

Sedã médio tem motor turbo e bom nível de equipamentos custando até 30% menos que os concorrentes

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Arrizo 6: avaliamos o novo sedã da Caoa Chery que custa menos que os rivais

A Caoa-Chery foi formada no final de 2017 e já lançou cinco modelos no mercado nacional. A empresa registra crescimento ascendente ocupando hoje a 13a posição no ranking de vendas, algo nada desprezível e já acima de marcas como Peugeot e Citroen e Mitsubishi.

Outro produto desta grande ofensiva no mercado nacional é o Arrizo 6. O sedã tradicional vem brigar em um mercado descendente e com produtos muito tradicionais como o Volkswagen Jetta (segundo a marca é o modelo a ser combatido), Chevrolet Cruze e também Honda Civic e o líder Toyota Corolla.

O estilo como um todo é bem arrojado seguindo o estilo adotado pelo Tiggo 5X, 7 e recém lançado Tiggo 8, o três volumes tem estilo marcante que já analisamos no lançamento e que na prática, ao vivo, parece mais bonito. É grande com 4,67m de comprimento, 2,65m de entre eixo (menor que os rivais), 1,81m de largura e 1,49m de altura. Porta malas é o maior do segmento com 570 litros.

Vendido em versão única o carro traz uma boa lista de itens de série incluindo bancos em couro, teto solar elétrico, multimídia de 9 polegadas com Apple CarPlay, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica com ajuste em altura, controle de cruzeiro, ar condicionado com comando eletrônico e saída para o banco traseiro, sistema auxiliar para partida em aclives, acendimento automático dos faróis, volante multifuncional, câmera 360 graus entre outros.

O Arrizo 6 usa o mesmo conjunto mecânico do sedã Arrizo 5: 1.5 turbo 16V flex com bloco de ferro, cabeçote em alumínio com entrega 147/150 cv a 5.500 rpm e o torque máximo de 21,4 m·kgf já a 1.750 rpm. Trabalha com CVT que simula 9 marchas e que na prática traz desempenho familiar bem agradável.

Teste de uma semana

Ao longo do nosso teste o motor abastecido com etanol leva alguns minutos para atingir a temperatura ideal. Assim se nota uma pequena variação na marcha lenta pelas manhãs. Mas o carro acelera com vigor, o trabalho com o câmbio é bom com pequenos sinais de tranco em reduções no CVT de aceleração contínua. Mesmo sem suspensão traseira independente o carro é bem suave na condução mas poderia ser um pouco mais alto pois facilmente raspa em valetas pela cidade.

Em termos de segurança o Arrizo tem seis airbags, controle de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas com ABS entre outros dispositivos bem igualados aos rivais. Ele ainda não foi avaliado no Latin N-CAP mas no C-NCAP obteve cinco estrelas. Alguns concorrentes trazem alerta e frenagem automática de emergência que o Arrizo 6 não tem.

Conforto acima da média

Com bom porte e altura reduzida o Arrizo 6 tem condução e conforto agradáveis com o ruído esperado para o motor. Essa suavidade também se deve ao pneu Michelin Primacy4 205/50 R17 que é silencioso.

Os bancos têm bom toque com uma inspiração nos modelos premium de bom encaixe e ergonomia mas nem mesmo o assento do motorista é elétrico. No banco traseiro há saídas de ar condicionado. O painel é bem completo com cluster central digital com monitoramento de pneus e informações de consumo bem como o limitador ajustável. Apesar disso os comandos não são intuitos e requerem certa experiência para ajustar (sempre com o carro parado).

A multimídia é muito boa mas não tem Android Auto, somente Apple Car Play. Sua interface é moderna e de uso simplificado na tela de 9 polegadas, bem ampla. Para o porte do carro ficaram faltando itens como alerta de ponto cego e fluxo cruzado e retrovisor eletrocrômico mas ele traz câmera 360° o que facilita nas manobras.

Preço chega a ser 30% menor que os rivais 

Seguindo a estratégia agressiva da Caoa Chery o Arrizo 6 tem preço de R$ 108.750. Há unidades com desconto por R$ 102.990. É muito? Considere também os 5 anos de garantia e custo de R$ 3.974,00 para as seis primeiras revisões e o programa de recompra do carro na rede Caoa por 80% do valor da Fipe. Comparando com os rivais cujo preço inicial fica em torno de R$ 110 mil chegando a R$ 140 mil (Corolla Altis flex), o Arrizo 6 traz pacote interessante de itens de série e merece entrar no comparativo de sedãs médios brigando no mesmo nível dos seus rivais com vantagens bastante competitivas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário