Artefatos históricos são devolvidos à Ucrânia após disputa com a Rússia
Itens são de museus da Crimeia, região ocupada pelos russos
Foto: Reprodução/Pixabay
Artefatos históricos de museus da Crimeia, região ocupada pela Rússia, foram devolvidos à Ucrânia após uma disputa legal sobre os direitos de propriedade. O Museu Allard Pierson em Amsterdã emprestou mais de mil artefatos, incluindo um capacete e um ornamento dourado de ouro maciço, quando as tropas russas tomaram a península em 2014.
Após quase uma década na Holanda, os objetos foram devolvidos à Ucrânia. Tanto a Ucrânia quanto os museus na região controlada por Moscou reivindicaram os direitos de propriedade das peças, que datam da época em que o povo cita viveu na área, entre os séculos 7 e 3 a.C.
“Após quase 10 anos de audiências judiciais, os artefatos de quatro museus da Crimeia que foram apresentados na exposição ‘Crimeia: ouro e segredos do Mar Negro’ em Amsterdã retornaram à Ucrânia”, informou o Museu Nacional de História da Ucrânia.
A instituição destacou que o Museu Allard Pierson devolveu 565 itens, incluindo esculturas antigas, jóias citas e sármatas, além de caixas de laca chinesas. A coleção será armazenada no museu até a desocupação da Crimeia.