Artesanato da Bahia encerra ações de 2024 com apresentação de coleção e certificação de crocheteiras!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
O Artesanato da Bahia encerra suas ações em 2024 com apresentação da coleção Sertão Vira Mar, que reúne peças de moda em crochê, realizada nesta segunda-feira (23), na loja da Casa Artesanato da Bahia localizada no Largo do Porto da Barra, nº 2. Na ocasião, as artesãs participaram das cerimônias de entrega dos certificados dos cursos Trilha formativa Tecendo Histórias: Criando Moda com as Crocheteiras e de Qualificação em Artesanais: Inovações e Processos Criativos em Crochê, em Salvador.
A programação contou ainda com a Entrega do Catálogo Associação Cerâmica da Barra, resultado do curso Essência da Terra: Catálogo de Cerâmica Artesanal, ministrado por Rodrigo Lyra em novembro, no município de Barra. Os convidados puderam conferir a produção, que traz a trajetória do trabalho da Associação Cerâmica de Barra no território.
A coleção Sertão Vira Mar revela o talento e a criatividade das artesãs em criar uma linha de vestuário criativa, potente e plural, composta por peças únicas. A trilha formativa Tecendo Histórias: Criando Moda com as Crocheteiras foi um caminho que transformou as suas histórias em arte. Durante o curso, as crocheteiras trocaram ideias sobre técnicas de trabalho, que resultaram na criação de novos pontos e novas tramas.
“O crochê, como podemos ver cada vez mais os famosos usando estas peças com esta técnica, voltou a compor a moda internacional. O saber fazer é uma parte do processo para empreender, através de atualizações, tirar carteira do artesão e ficar atento aos editais. Acima de tudo, muita gratidão por vocês terem confiado no trabalho da Coordenação de Fomento ao Artesanato”, agradeceu Weslen Moreira, coordenador da CFA.
O Sertão Vira Mar é uma coleção inspirada pela resiliência das paisagens e das pessoas que habitam o sertão. Através de uma combinação de cores e texturas, a coleção transita por três momentos: o sertão, com tons quentes e terrosos, representando as flores que brotam na terra árida e rica do sertão; a transição para o litoral, com a mistura do tom pastel da areia com o terroso; e o litoral, traduzindo o mar em tons de azul, formas onduladas e aplicações que evocam o movimento das ondas.
Com esta ação, o Artesanato da Bahia capacitou as crocheteiras, ampliando as possibilidades de atuação no mercado da moda e fortalecendo suas habilidades criativas e produtivas. Esta ação é realizada pela Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Fábrica Cultural.