Arthur Lira pede paciência na discussão nesta quinta (5) sobre voto impresso

Projeto quer acrescentar expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor

Por Juliana Dias
Ás

Arthur Lira pede paciência na discussão nesta quinta (5) sobre voto impresso

Foto: Arquivo/Agência Brasil

As discussões em torno do voto impresso podem terminar nesta quinta-feira (5), com a votação do texto do deputado Filipe Barros (PSL-PR) sobre a PEC 135/19 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A reunião para votação do relatório final está prevista para às 14h.

O projeto pretende acrescentar da Constituição Federal que na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria. 

Nesta quarta (4), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse em uma entrevista à Rádio Bandeirantes que o debate sobre o voto impresso está mal colocado e defendeu prudência para evitar atritos entre as instituições democráticas. Ele indicou que a orientação da maioria dos partidos é contra a proposta. “Mudanças de rumo são normais no Legislativo, temos que ter paciência. Temos que ter calma e deixar o Legislativo decidir”, registrou Lira.

Entre os membros da Comissão, estão Igor Kannário (DEM-BA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA). O Democratas assinou a nota em que presidentes de onze partidos afirmam confiança total nas urnas eletrônicas e vão orientar pelo voto contrário. O PCdoB tem se colocado publicamente contra a medida, e Daniel Almeida indicou que a PEC não sendo aprovada na Comissão, sequer será analisada no Plenário da Câmara.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário