Artista recria rosto de homem da Idade da Pedra de forma virtual
O crânio foi encontrado em um cemitério na Suíça

Foto: Reprodução / Oscar Nilsson
O artista forense Oscar Nilsson realizou uma experiência com um crânio encontrado por arqueologistas da Suécia, em 2012, em um cemitério de pessoas que teriam vivido a mais de 8 mil anos atrás. Tinham ali 11 crânios, 10 adultos e uma criança, submersos em água e, pelas pesquisas, foram datados na época da Idade das Pedras. Curiosamente, apenas dois deles tinham mandíbulas e outros dois estavam enfiados em lanças.
Foram encontraram também alguns ossos de animais, como veados, ursos, javalis e alces. Então, a partir destes crânios decidiram transformar um desses ossos no rosto completo de um homem da Idade da Pedra.
Oscar Nilsson decidiu fazer uma tomografia computadorizada do crânio para poder escaneá-lo e, ao mesmo tempo, fazer o seu trabalho sem danificar o achado. Então, começou a produzir a arte do busto de um homem da Idade das Pedras de forma virtual.
Segundo o artista, em entrevista à Live Science, a primeira coisa a solucionar para recriar o rosto foi como seria a mandíbula do crânio. A partir disso, o artista foi adicionando a cada momento mais camadas por cima e desenvolvendo o rosto.
Nilsson explica que o resultado final do trabalho foi inspirado nos detalhes encontrados no local onde o crânio foi achado e, também, a partir da cultura que se acredita ser da época. Dessa forma, o homem de uma cicatriz na cabeça, pinturas de giz branco no peito, roupa de javali e o cabelo preso em um rabo de cavalo.