Artistas baianos vão agitar o bairro da Ribeira no evento Encantos pro Mar!
Para dar continuidade ao clima da festa de Iemanjá, o evento gratuito pretende fomentar o turismo cultural da Cidade Baixa de Salvador
Foto: Divulgação Assessoria
No próximo dia 3 de fevereiro, acontece a primeira edição do evento Encantos pro Mar, que vai espalhar música de qualidade pelo bairro da Ribeira, na Avenida Beira Mar, a partir das 16h. Com a intenção de movimentar este que é um dos bairros mais antigos e históricos da cidade, a programação cultural irá contemplar o público de maneira gratuita. A data 3 de fevereiro não foi escolhida à toa, pois o projeto busca funcionar como uma extensão da festa de Iemanjá, realizada no dia anterior e reconhecida como Patrimônio Cultural de Salvador, configurando-se como uma das mais intensas e tradicionais da Bahia.
A famosa orla de águas calmas da Ribeira foi a selecionada para acolher o evento, que pretende ser calendarizado sempre no dia 3 de fevereiro dos próximos anos. Participam da edição de estreia os artistas baianos Jann Souza, Maya, Samba do Pretinho e DJ Belle. O projeto Encantos Pro Mar foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Entre as atrações confirmadas, Jann Souza é uma mulher negra, cantora, compositora e musicista da Nova MPB, que tem o ukulele e o Foot Drum (bateria) como principais parceiros para acompanhar suas apresentações em formato solo.
Maya, dona de uma voz marcante, é uma artista que consegue passear por todas as vertentes da black music, mesclando entre R&B, Trap, Pop e o Pago Trap, pelos quais apresenta seus versos certeiros e temperados com beats contemporâneos, urbanos e diaspóricos, baseados em um discurso forte sobre suas vivências enquanto mulher preta.
Com dez anos de estrada, a banda O Pretinho, da produtora Brilho Estrelar, é formada por Junior Black no vocal, Ivan no cavaquinho, Michael no violão, Mário e Junior na percussão e Marcílio na bateria. Seu trabalho se caracteriza pela mistura de ritmos, como MPB, Sertanejo, Forró e Axé, embora o gênero primordial seja o samba.
Já a DJ Belle, traz consigo a essência de onde nasceu, o subúrbio ferroviário de Salvador, e mostra que pode agitar qualquer tipo de ambiente. Integrante do Selo Nsabas, que procura potencializar a produção artística feminina da Bahia, e do Coletivo Hip Hop Pernambués, ela consegue, através da música e cultura, produzir ações beneficentes na comunidade, além de auxiliar no processo de ressocialização por meio do projeto Ressocializando Arte e Cultura nas penitenciárias do estado.
SERVIÇO:
Encantos pro Mar - 1ª Edição
Onde: Avenida Beira Mar, Ribeira, Salvador (próximo ao Bar da Torre)
Quando: 3 de fevereiro, às 16h
Entrada Gratuita (evento na rua)