Artistas e autoridades políticas lamentam morte do líder espiritual Divaldo Franco, aos 98 anos
Médium teve falência múltipla dos órgãos e morreu na terça-feira (13)

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Artistas, autoridades políticas e entidades lamentaram a morte do médium e líder espírita Divaldo Franco. O baiano morreu na terça-feira (13), aos 98 anos, em Salvador.
A causa da morte não foi divulgada, mas Divaldo lutava contra um câncer de bexiga diagnosticado em novembro do ano passado e teve falência múltipla dos órgãos. Fundador do Centro Espírita Caminho da Redenção (1947) e da Mansão do Caminho (1952), ele foi responsável por mais de 20 mil conferências em 71 cidades do mundo.
O velório de Divaldo será realizado nesta quarta-feira (14), no ginásio da Mansão do Caminho, das 9h às 20h. O sepultamento ocorrerá na quinta-feira, dia 15, às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.
Veja mensagens:
Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia
“Filho de Feira de Santana, Divaldo Franco levou a luz da nossa Bahia ao mundo e deixou um legado único no espiritismo. Sua partida se soma à recente despedida do Papa Francisco e de Pepe Mujica - líderes com trajetórias marcadas pelo amor, respeito e cuidado ao próximo. Eu e minha esposa Tatiana nos solidarizamos com todos que sentem essa perda. Que as mensagens de Divaldo sigam vivas entre nós.”
Geraldo Júnior, governador em exercício
“Recebemos com profundo pesar, a notícia do falecimento do líder religioso Divaldo Franco, aos 98 anos, na noite desta terça-feira (13), em Salvador. Referência mundial do espiritismo, Divaldo dedicou sua vida a causas humanitárias, espalhando amor, paz e solidariedade. Seu trabalho à frente da Mansão do Caminho transformou a vida de milhares de pessoas e deixa um legado de fé, acolhimento e generosidade. Através de suas inúmeras palestras, livros e ações sociais, impactou positivamente a vida das pessoas pelo mundo, espalhando mensagens de paz e esperança. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores. Que sua luz continue a nos inspirar.”
Prefeito de Salvador, Bruno Reis
“Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento de Divaldo Franco, um dos maiores líderes espirituais do Brasil e um exemplo de dedicação à caridade, à paz e à promoção da dignidade humana. Sua partida deixa uma lacuna irreparável, mas seu legado de amor e serviço ao próximo permanecerá vivo por gerações. Divaldo Franco foi um incansável defensor da fraternidade e da solidariedade. Sua atuação ultrapassou fronteiras religiosas, tocando corações e mentes com sua sabedoria e humildade. Que sua luz continue a nos inspirar na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e compassiva”.
Prefeitura de Salvador
“Nos despedimos hoje de Divaldo Franco, um dos maiores líderes espíritas do nosso tempo. Com tristeza, mas também com muita gratidão, expressamos nossa solidariedade aos familiares e amigos desse homem de tamanha grandeza, de entrega absoluta às causas humanitárias. Embaixador da paz, Divaldo Franco dedicou sua vida a espalhar pelo mundo mensagens de amor ao próximo. Obrigada por nos ensinar tanto, por nos entregar tanto! Sua existência foi e sempre será um exemplo de como ser melhor para nós mesmos e para o próximo.”
Ivana Bastos, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia
“Com imensa tristeza, recebo a notícia do falecimento de Divaldo Franco, um dos maiores nomes do espiritismo no Brasil e no mundo, exemplo de amor ao próximo, dedicação ao bem e constante promotor da paz. Sua vida foi marcada por um compromisso profundo com a caridade, a educação e a espiritualidade. Fundador da Mansão do Caminho, Divaldo acolheu milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, transformando realidades com afeto, disciplina e oportunidade. Neste momento de luto, expresso minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram tocados por sua luz, suas palavras e sua trajetória de serviço à humanidade. Que sua partida seja recebida com a mesma paz e luz que ele espalhou por onde passou.”
Fátima Nunes, vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia
“O líder espírita, Divaldo Franco, fundador da obra social Mansão do Caminho, descansou! A sua passagem ocorreu na noite de hoje, aos 98 anos. O médium espírita tratava um câncer e enfrentava alguns problemas de saúde. Sua trajetória de vida ficará na história, deixando um grande legado, sobre o forte trabalho humanitário. Mais um líder religioso que descansa! Que toda espiritualidade possa recebê-lo, fortalecendo o coração dos familiares, amigos (as), seguidores, e todas as pessoas que foram ajudadas por meio do seu trabalho. Descanse em paz!”
Senador Ângelo Coronel
“É com profundo pesar que lamentamos a notícia da morte de Divaldo Franco. Mais que um grande líder religioso e o maior divulgador da doutrina espírita pelo mundo, um ser humano especial, defensor da paz e da solidariedade. Divaldo deixa um grande legado, pois dedicou sua vida à caridade e o amor ao próximo, um exemplo que merece nosso respeito e admiração. Vida longa à Mansão do Caminho, uma obra grandiosa que acolhe e oferece dignidade e educação a milhares de crianças e jovens. Que Deus o receba em sua glória e conforte os corações de seus familiares e amigos. Siga em paz, Divaldo!”
Federação Espírita Brasileira
“Retornou hoje à Pátria Espiritual, o médium, orador espírita e embaixador da paz no mundo Divaldo Pereira Franco aos 98 anos. Divaldo dedicou sua vida à Causa Espírita semeando o amor ao próximo.” Confira mensagem na íntegra:
Carlinhos Brown
"Para sempre, Divaldo. Ele, que já escutava entre os céus e a terra aqueles que buscavam se comunicar, para ditar em nós melhoramentos e correções precisas, para nos aproximar de Deus, da paz — agora mais do que nunca. Podemos recorrê-lo, chamar por ele. Ele nos escuta, em todo o afeto na sua volta para o feto.” Confira mensagem na íntegra:
Ivete Sangalo
“Divaldo querido, nesse momento onde silenciosamente oro pela sua passagem com a paz infinita . Sua vida dedicada a abrigar, acolher e transformar tantos sem medir quaisquer esforços, sempre com doçura,sabedoria,resiliência e propósito, servirá de exemplo aqueles que assim como vc entendem a mensagem da caridade.Que honra estar nessa existência gozando da sua luz e sabedoria. Obrigada por sua linda caminhada,por todas as palavras de afeto e força. Vc descansa agora em paz merecida . Sentiremos sua falta meu querido. Vá em paz.”
Regiane Alves
“Descanse em paz, Divaldo! Vá em paz ao encontro de Joanna. Obrigada por todo o aprendizado na sua passagem por aqui.”
Netinho
“Quase dormindo, acabei de saber: meu queridíssimo Divaldo Franco desencarnou. Siga na Luz, Divaldo, mas sempre aqui com sua gente de todo o mundo!”