Às vésperas de eleição para prefeito em Ruy Barbosa, Justiça determina busca e apreensão em pousada por suspeita de compra de votos
O mandado foi expedido após denúncias de aparente prática de captação ilícita de votos no local

Foto: Reprodução/Redes sociais
A Polícia Militar cumpriu, no último sábado (5), um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Eleitoral na Pousada Tropical, em Ruy Barbosa — cidade que está com eleições suplementares neste domingo (6), para eleger um novo prefeito.
O mandado foi expedido depois que a Justiça Eleitoral foi informada de que havia indícios de compra de votos no local.
O pedido foi feito à Justiça por uma das coligações que concorrem à eleição, a “Unidos por um Novo Tempo”. Os políticos informaram sobre movimentações de pessoas estranhas na pousada às vésperas da eleição.
A denúncia informou ainda que a pousada estava desativada, e foi ocupada de forma repentina, com alta movimentação de pessoas e veículos, sobretudo à noite. Também foi notificada que havia uma ligação clandestina de energia elétrica, popularmente conhecida como “gato”.
Baseado nos vídeos e registros expostos, a Justiça entendeu que tinha elementos razoáveis para autorizar o mandado de busca, considerando o risco de desaparecimento de provas e a necessidade de assegurar a lisura do pleito.
A juíza salientou que, embora a inviolabilidade de domicílio seja um direito fundamental, ela pode ser relativizada em casos excepcionais para proteger a integridade do processo eleitoral.
No decorrer da operação, foram autorizadas providências como abertura forçada de portas e cofres, se houvesse recusa dos ocupantes. O cumprimento da diligência teve o apoio da Polícia Militar e a recomendação de presença de representantes do Ministério Público Eleitoral e da OAB.