Assassino condenado pela morte de ex-mulher colombiana é extraditado
Jaime Saade, procurado há 20 anos, foi localizado em Belo Horizonte
Foto: Reprodução
Após duas décadas foragido no Brasil, Jaime Saade, condenado pelo estupro e assassinato de sua ex-mulher, Nancy Mestre, em 1994, foi extraditado nesta quinta-feira (11), pela Polícia Federal. Saad vivia em Belo Horizonte sob identidade falsa.
Saade foi encontrado em Belo Horizonte com a identidade de Henrique dos Santos Abdala, casado e com dois filhos. A sua localização ocorreu após uma investigação minuciosa conduzida por Martín Mestre, pai da vítima, que contou com a ajuda da Interpol.
Caso
Em 1994, Nancy Mestre, com 18 anos, foi encontrada com um tiro na cabeça. Ela ficou internada por nove dias até ir à óbito. Desde então, Martín Mestre dedicou sua vida à busca pelo assassino de sua filha. A investigação, que envolveu o uso de perfis falsos na internet, culminou na descoberta do paradeiro do fugitivo.
Em 1996, Saade foi condenado na Colômbia a 26 anos de prisão pelo assassinato e estupro de Nancy. Porém, a tentativa inicial de extradição enfrentou obstáculos, com a Justiça brasileira negando o pedido com base na prescrição do crime no país. Somente em 2023, após a Segunda Turma do STF decidiu, por maioria de votos, pela extradição.
O ministro Nunes Marques desempatou a votação, e o ministro Edson Fachin mudou seu voto originalmente contrário à extradição, acompanhando o relator, ministro Gilmar Mendes, em aceitar a solicitação do governo colombiano.