• Home/
  • Notícias/
  • Eleições /
  • Assim como Bolsonaro, Lula e Dilma também defenderam seus governos em discurso na ONU em ano eleitoral
Eleições

Assim como Bolsonaro, Lula e Dilma também defenderam seus governos em discurso na ONU em ano eleitoral

FHC foi o único que não discursou durante campanha de reeleição

Por Da Redação
Ás

Assim como Bolsonaro, Lula e Dilma também defenderam seus governos em discurso na ONU em ano eleitoral

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), discursou nesta terça-feira (20) na 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, e defendeu as ações de seu governo. No entanto, ele não foi o único presidenciável em busca da reeleição a fazer isso. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) também exaltaram suas gestões quando em 2006 e 2014, respectivamente.

Em discurso na ONU, em 2006, Lula ressaltou conquistas do seu governo, principalmente na área social. Segundo o então presidente, o Brasil havia avançado no combate à fome e à pobreza, além de ter promovido a diminuição do desemprego e o aumento do poder aquisitivo. Na época, ele destacou o Bolsa Família, afirmando que o programa garantia “renda mínima a mais de 11 milhões de famílias”. 

Lula criticou também o gasto em esfera global com guerras e conflitos. “Todos aqui também sabem que a segunda Guerra do Golfo custou várias centenas de bilhões de dólares. Com muito menos poderíamos mudar a triste realidade de uma grande parcela da população mundial”, afirmou.

Já Dilma, em discurso em setembro de 2014, destacou a proximidade do pleito: “Estas eleições são a celebração de uma democracia que conquistamos há quase 30 anos, depois de duas décadas de governos ditatoriais”. Ela apontou, ainda, os avanços do Brasil na área econômica, afirmando que foi construída uma “economia moderna” e uma “sociedade mais igualitária”.

Além disso, a petista ressaltou a saída do Brasil do Mapa da Fome, anunciada naquele ano. “Trinta e seis milhões de brasileiros deixaram a miséria desde 2003; 22 milhões somente no meu governo”, disse. 

O único presidenciável que não discursou na ONU durante a campanha de reeleição foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 1998, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Felipe Lampreia, foi o responsável pelo discurso, que teve como foco a crise econômica mundial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário