• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Associação Brasileira de Imprensa encaminha pedido de impeachment de Bolsonaro
Brasil

Associação Brasileira de Imprensa encaminha pedido de impeachment de Bolsonaro

Texto destaca que presidente cometeu crimes de responsabilidade e atentados à saúde pública

Por Da Redação
Ás

Associação Brasileira de Imprensa encaminha pedido de impeachment de Bolsonaro

Foto: Isac Nóbrega/PR

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) enviou um pedido de impeachment de Jair Bolsonaro ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na última quarta-feira (6). De acordo com o texto, o presidente da República cometeu prática de crimes de responsabilidade e atentados à saúde pública no combate ao novo coronavírus.

Junto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a ABI foi responsável pelo pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. O texto, na ocasião, foi assinado por Barbosa Lima Sobrinho, então presidente da ABI, e Marcelo Lavenère, da OAB.

Na denúncia-crime enviada à Câmara, as entidades solicitam insaturação de processo criminal contra Bolsonaro e alegam que o presidente cometeu crime de responsabilidade ao participar de uma manifestação pública, no dia 19 de abril, onde algumas pessoas clamavam pela intervenção militar no Congresso e no Supremo Tribunal Federal (STF).

As denúncias realizadas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro também estão incluídas no pedido. “A requisição de acesso aos relatórios sigilosos da PF, além de se constituir em contrariedade a princípio constitucional elencado em disposição da Constituição (art. 37, caput), notadamente da legalidade, impessoalidade e moralidade, tipifica modo de proceder incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo de Presidente da República.”, consta no documento.

Conduta contrária às recomendações sanitárias a órgãos competentes da saúde, algo que se tornou frequente nos pedidos de impeachment do presidente, também foram destacados como passível de crime de responsabilidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário