Associação das Baianas de Acarajé é assaltada e tem prejuízo de R$ 10 mil
Invasão aconteceu na madrugada desta segunda-feira (6)
Foto: Divulgação
A Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia (Abam), sediada no Pelourinho, bairro de Salvador, foi alvo de um assalto nas primeiras horas desta segunda-feira (6). Segundo Edvaldo Costa, assessor técnico responsável por projetos na Abam, os danos materiais causados totalizam aproximadamente R$ 10 mil. Os invasores utilizaram um bastão de ferro com mais de um metro de comprimento para arrombar o portão de entrada.
Entre os itens subtraídos estão: uma televisão, caixas de som, utensílios de cozinha e grande parte dos alimentos destinados aos cursos oferecidos pela associação. Além disso, o portão foi danificado e diversos objetos, incluindo manequins e uma das câmeras de segurança, foram danificados durante a ação criminosa.
No momento do ocorrido não havia ninguém nas instalações da associação. A descoberta do assalto ocorreu por volta das 8h30 da manhã, quando a professora responsável pelo curso de gastronomia do Senac, realizado em parceria na cozinha da Abam, chegou para iniciar suas atividades.
A aula, que normalmente acontece às segundas e terças-feiras, teve que ser transferida para outro local. Além dos cursos em parceria com o Senac, que têm foco na capacitação de jovens, o espaço da associação é utilizado para treinamento de baianas de acarajé e para a realização de eventos gastronômicos. O registro da ocorrência será feito na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).