Política

Associação de juristas pedem impugnação do registro de Dallagnol na OAB

Segundo a entidade, o ex-procurador não se enquadra noa requisitos para o registro

Por Da Redação
Ás

Associação de juristas pedem impugnação do registro de Dallagnol na OAB

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) pediu, na terça-feira (10), a impugnação do registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do ex-procurador Deltan Dallagnol, responsável pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. 

Segundo a entidade, Dallagnol não se enquadrada nos requisitos necessários para o registro porque não possui idoneidade moral. A ABJD ainda argumenta que na atuação diante da Lava Jato, houve latente violação do sistema de justiça.

O documento também pontua que o ex-procurador foi alvo de diversas representações no Conselho Nacional do Ministério Público, as quais teriam postergadas até a incidência da prescrição. 

Segundo a ABJD, “as ações do postulante a advogado à frente da operação Lava Jato revelam, unicamente, uma desvinculação integral do respeito à Constituição Federal e a preceitos do cargo público que ocupava, mediante a tentativa de criação de um quarto poder ou poder paralelo, para promover medidas de caráter político-partidário. A conduta e as ações do postulante a advogado sempre se deram em violações às instituições da República e à soberania nacional”.

Por meio de nota, a defesa de Deltan Dallagnol se manifestou e afirmou que a ABJD “mostra, mais uma vez, que de democracia estes autointitulados ‘juristas’ não entendem nada. Ao mesmo tempo em que defendem com veemência a responsabilização de criminosos apenas após o trânsito em julgado dos processos – o que, na maioria dos casos, resulta em impunidade -, eles agora buscam, de maneira claramente hipócrita, afastar Deltan Dallagnol do exercício de sua atividade profissional sem que sequer exista qualquer procedimento em relação a ele". 

A equipe de Deltan acrescenta: “Não há nada mais antidemocrático e hostil aos princípios republicanos do que perseguir aqueles que a ABJD vê como adversários políticos apenas porque seu trabalho técnico atingiu seus interesses políticos ou de aliados, principalmente quando o objetivo da ABJD é o de inviabilizar a atividade profissional de Deltan Dallagnol e calar sua voz, com a qual a ABJD claramente se incomoda”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.