Associação decide suspender cartão amarelo se goleira se adiantar na disputa de pênaltis
Regra antiga continua válida para penalidade no tempo normal do jogo

Foto: Reuters
Foi autorizado nesta sexta (21), pela International Board (IFAB), um pedido para suspender a aplicação do cartão amarelo para a goleira que se adiantar em uma disputa de pênaltis na Copa do Mundo Feminina.
A medida é temporária e tem o intuito de evitar que as arqueiras sejam expulsas nas penalidades. Pela nova regra, será advertido com cartão amarelo, aquela que não tiver ao menos um dos pés sobre a linha, no momento do contato do cobrador com a bola.
Em comunicado, o IFAB declarou que as goleiras enfrentam maior risco nas cobranças, já que caso o árbitro de campo não perceba alguma irregularidade, o VAR poderá ser acionado. A associação ainda declarou apoio a uma possível punição a quem desrespeitar as regras do jogo. Nas batidas de pênalti, se uma arqueira receber o cartão vermelho, ela terá de ser substituído por um jogador de linha.
A antiga regra de amarelar no tempo normal caso a goleira se adiante, segue mantida. A atualização só vale para após o fim do jogo e posterior prorrogação, quando o resultado final do jogo for decidido nas cobranças de penalidades.