• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Asteroide classificado como “potencialmente perigoso” passará próximo à Terra nesta quarta-feira (26)

Asteroide classificado como “potencialmente perigoso” passará próximo à Terra nesta quarta-feira (26)

Tamanho do asteroide 2014 TN17 é comparável a um edifício com 46 andares,

Por Da Redação
Ás

Asteroide classificado como “potencialmente perigoso” passará próximo à Terra nesta quarta-feira (26)

Foto: Reprodução/Pixabay

Um asteroide classificado como “potencialmente perigoso” passará próximo à Terra nesta quarta-feira (26), a partir das 8h30 (horário de Brasília). Apesar do tamanho, o 2014 TN17 estará muito distante para apresentar risco real ao planeta.

O tamanho do 2014 TN17 é comparável a edifícios com 46 andares e um pouco maior do que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Por isso, o asteroide é considerado como um objeto potencialmente perigoso (PHO, na sigla em inglês), classificação atribuída a qualquer corpo espacial com mais de 140 metros, que passe perto da Terra.

Apesar do tamanho, não será possível ver o 2014 TN17 por meio de telescópios comuns ou binóculos de observação de estrelas. A Nasa irá acompanhar o asteroide através do sistema Goldstone Solar System Radar (GSSR), um radar especial utilizado para estudar, prever e evitar possíveis futuras ameaças.

Além do 2014 TN17, outros asteroides "perigosos" vêm chamando a atenção, como o 2024 YR4, que chegou a ter 3,1% de chance de atingir a Terra em 2032, porém esse risco zerou. Outro asteroide, o Apophis, passará bem próximo à Terra em 2029, mas não apresenta riscos de impacto.

Nos últimos tempos, a Nasa tem procurado alternativas para proteger o planeta de possíveis impactos. O método de defesa conhecido como missão Double Asteroid Redirection Test (DART), onde uma nave é lançada contra um asteroide a fim de mudar a sua rota, poderá ser útil para ameaças futuras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário