AstraZeneca admite efeito colateral raro da vacina contra a covid-19

A farmacêutica é alvo de uma ação coletiva em que 51 famílias pedem indenização de até R$650 milhões

Por Da Redação
Ás

AstraZeneca admite efeito colateral raro da vacina contra a covid-19

Foto: Breno Esaki / Agência Saúde-df

A AstraZeneca admitiu pela 1° vez diante da Justiça que a sua vacina contra a covid-19 pode causar um "efeito colateral raro". A farmacêutica é alvo de uma ação coletiva em que 51 famílias pedem indenização de até £ 100 milhões (cerca de R$650 milhões), segundo o jornal britânico, The Telegraph. 

Em documentos anexados ao processo, a AstraZeneca disse que o imunizante, em casos muitos raros, pode causar síndrome de trombose com trombocitopenia, chamada de TTS. Esta condição tem como caraterística a formação de coágulos de sangue e causar o entupimento de veias e artérias.

Uma carta enviada em maio de 2023 aos advogados de um dos requerentes, a AstraZeneca, disse que "não aceita" que a vacina cause TTS "ao nível genérico", mas admite que "em casos raros" isso pode acontecer. A vacina anticovid da AstraZeneca foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), foi a responsável pela produção da vacina no Brasil. Em nota do Ministério da Saúde, emitida em abril de 2023, diz que "todas as vacinas ofertadas à população são seguras, eficazes e aprovadas" pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.