Astronauta mais velho em atividade da Nasa retorna à Terra no dia do aniversário de 70 anos
Don Pettit pousou na Terra neste domingo (20), e se tornou oficialmente o astronauta mais velho em expedição espacial, segundo a Nasa

Foto: Divulgação/NASA
O astronauta mais velho em atividade da Nasa, Don Pettit, retornou à Terra após uma missão de sete meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Pettit aterrizou na Terra, junto a outros dois cosmonautas, neste domingo (20), mesmo dia do aniversário de 70 anos.
O pouso ocorreu no Cazaquistão, perto da localidade cazaque de Zhezkazgan, por volta das 4h20, 22h20 do sábado, seguindo o horário de Brasília, conforme divulgado pela agência espacial russa Roscomos.
Pettit e os dois companheiros passaram 220 dias no espaço, desde a chegada a ISS em setembro do ano passado. A Nasa comemorou o retorno de Pettit, e afirmou que ele se tornou oficialmente o astronauta mais velho em atividade a participar de uma missão espacial.
Durante essa última incursão, Don Pettit "comandou pesquisas para melhorar a capacidade em órbita da impressão em 3D, a tecnologia de tratamento de águas residuais, o cultivo de plantas e a gestão de um incêndio em microgravidade", conforme detalhado pela Nasa.
Até março, os dois cosmonautas e o astronauta conviveram na ISS com dois astronautas americanos que só passariam oito dias no espaço, mas acabaram presos por mais nove meses, por conta da nave espacial em que viajavam ser considerada inadequada para retornar à Terra.