Tecnologia

Astrônomos descobrem estrela com campo magnético recorde no espaço

Swift J0243.6+6124 tem 1,6 bilhão de Tesla

Por Da Redação
Ás

Astrônomos descobrem estrela com campo magnético recorde no espaço

Foto: Academia Chinesa de Ciências

Um artigo publicado recentemente no The Astrophysical Journal Letters mostra que pesquisadores da China e da Alemanha descobriram uma estrela diferente de todas as outras há cerca de 22 mil anos-luz da Terra. Segundo o texto, o astro apresenta uma força magnética que supera qualquer coisa já vista pelos cientistas no espaço.

Chamada de Swift J0243.6+6124,  a estrela tem 1,6 bilhão de Tesla (T – unidade que mede a densidade do fluxo magnético). Esse número estabelece um novo recorde ao superar a marca de um bilhão de T descoberta em torno dos pulsares GRO J1008-57 e 1A 0535+262. A título de comparação, um ímã de geladeira tem cerca de 0,001 T, enquanto as máquinas de ressonância magnética mais poderosas conseguem atingir cerca de 3 T.

De acordo com o site ScienceAlert, a Swift J0243.6+6124 já era considerada uma estrela que valesse a pena ser estudada. Isso porque esse tipo de “peso pesado cósmico super compacto” é a única fonte de raios-X na Via Láctea a se encaixar na categoria ultra luminosa. Tendo em vista que o Swift J0243.6+6124 é o único pulsar de raios-X ultra luminescente em nossa galáxia, ter uma medida precisa de seu campo magnético dá aos astrônomos uma ideia melhor do que pode estar acontecendo perto da superfície.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário