Astrônomos descobrem estrela com campo magnético recorde no espaço
Swift J0243.6+6124 tem 1,6 bilhão de Tesla

Foto: Academia Chinesa de Ciências
Um artigo publicado recentemente no The Astrophysical Journal Letters mostra que pesquisadores da China e da Alemanha descobriram uma estrela diferente de todas as outras há cerca de 22 mil anos-luz da Terra. Segundo o texto, o astro apresenta uma força magnética que supera qualquer coisa já vista pelos cientistas no espaço.
Chamada de Swift J0243.6+6124, a estrela tem 1,6 bilhão de Tesla (T – unidade que mede a densidade do fluxo magnético). Esse número estabelece um novo recorde ao superar a marca de um bilhão de T descoberta em torno dos pulsares GRO J1008-57 e 1A 0535+262. A título de comparação, um ímã de geladeira tem cerca de 0,001 T, enquanto as máquinas de ressonância magnética mais poderosas conseguem atingir cerca de 3 T.
De acordo com o site ScienceAlert, a Swift J0243.6+6124 já era considerada uma estrela que valesse a pena ser estudada. Isso porque esse tipo de “peso pesado cósmico super compacto” é a única fonte de raios-X na Via Láctea a se encaixar na categoria ultra luminosa. Tendo em vista que o Swift J0243.6+6124 é o único pulsar de raios-X ultra luminescente em nossa galáxia, ter uma medida precisa de seu campo magnético dá aos astrônomos uma ideia melhor do que pode estar acontecendo perto da superfície.