Atanael Barros apresenta seu segundo livro ‘Preto da Realeza: Caminhos Poéticos para a Ancestralidade’!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
O escritor e poeta de Água Fria, no centro-norte baiano, Atanael Barros de Oliveira, lança no dia 15 de março o livro ‘Preto da Realeza: Caminhos Poéticos para a Ancestralidade’. Com apenas 24 anos, esse é o segundo trabalho do autor, que em 2021 se tornou uma espécie de expoente literário, tendo sua obra de estreia como a primeira a ser impressa na sua cidade. O lançamento e sessão de autógrafos acontecerão no Prédio da Estação de Água Fria, a partir das 13h, com acesso livre. Da editora Ogum's Toques Negros, o livro reúne poesias autorais e as narrativas e histórias de Atanael Barros, que reflete sobre os impactos da existência do seu corpo preto na sociedade.
"Preto da Realeza surgiu de uma forma muito especial. O processo de desenvolvimento foi moroso: escrevia, apagava, analisava e chorava. Chorei ao escrever porque já me sonharam sendo bandido, mas nunca escritor. Hoje estou falando sobre caminhos através da minha literatura, para que pessoas pretas se sintam representadas e se tornem sujeitos ativos e capazes de transformar a sua própria realidade", disse. Representante da nova geração da literatura negra, o autor se inspira em intelectuais e pesquisadores da área, como Conceição Evaristo e Djamila Ribeiro. Seu texto defende uma abordagem antirracista e contracolonialista como ferramentas de educação e enfrentamento do racismo estrutural.
"Eu sempre fui uma criança comunicativa, mas quando saí da zona rural para estudar no centro da cidade eu conheci o racismo e ele me atingiu com muita força. Foi aí que conheci a literatura negra e entendi a partir dela a importância da identidade. Comecei a utilizar minha escrita como letramento racial para reeducar e fortalecer outras crianças, jovens e adultos negros".
Assim como no seu primeiro livro, "As Criações Poéticas de um Jovem Aguafriense”, Preto da Realeza é um convite para mergulhar nas dores e descobertas do eu lírico, que ao compartilhá-las, busca traduzir o sentimento comum de milhares de pessoas negras que sofrem com as violências cotidianas do preconceito racial. "Eu recebo diversos relatos de crianças e adultos contando o quanto eles foram atingidos pelo racismo e como a minha arte tem servido de inspiração para fortalecer a sua afroestima, identidade e tantas outras coisas. Essa é a resposta que a arte cura e salva", contou.
Com o projeto do seu terceiro livro engavetado, Atanael se dedica agora em promover seu trabalho atual em Feiras e Festivais, além de agenda de palestras. Em setembro, o escritor será homenageado na 1ª edição do Festival Literário do Sertão Baiano - FLISB, em Água Fria.
Os interessados em adquirir o livro deverão entrar em contato com o autor por meio das redes sociais: @atanael_barros.
SERVIÇO
Lançamento do livro Preto da Realeza: Caminhos Poéticos para a Ancestralidade
Onde: Prédio da Estação, Barra, Água Fria/BA
Quando: 15 de março de 2025
Horário: a partir das 13h
Entrada: gratuita