• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ataque, terremoto e possível derrubada de avião causam tensão no mundo
Mundo

Ataque, terremoto e possível derrubada de avião causam tensão no mundo

Países tentam articular a não ofensiva americana

Por Da Redação
Ás

Ataque, terremoto e possível derrubada de avião causam tensão no mundo

Operação “Mártir Soleimani”

Depois da morte do general Qassem Soleimani, comandante da força de elite iraniana Al-Quds, ocorrida na sexta-feira passada em um ataque aéreo por drone contra o carro em que seguia, o mundo teme que o pior possa acontecer e outros conflitos possam ser deflagrada. O ataque ao general iraniano, ordenado por Donald Trump, trouxe como resposta ataques aéreos ocorridos na noite desta quarta-feira, 8, à bases americanas instaladas na zona ocidental da província de Anbar. Esta foi a primeira base utilizada pelos forças militares norte-americanas após a invasão do Iraque em 2003 destinada a derrubar Saddam Hussein.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã, Mohammad Javad Zarif, afirmou que o seu país “não pretende um agravamento da guerra, mas que se vai defender de qualquer agressão”.

Através da rede social Twitter, o ministro classificou o ataque com mísseis balísticos a bases iraquianas com militares norte-americanos como sendo “medidas proporcionais de autodefesa”.

O presidente americano também respondeu ao mundo através do Twitter que “está tudo bem”, mas agências de notícias americanas afirmam que Trump está avaliando a “resposta” que os EUA devem dar ao Irã.

Caixa preta do avião

No meio deste embate, um avião com 176 passageiros caiu hoje, 8, pela manhã, após decolar de Teerã e matou todos que estavam a bordo. O Irã, através do chefe da agência de aviação iraniana informou, segundo a agência de notícias Mehr, que não entregará caixas-pretas do avião à fabricante de aviões Boeing. Vídeos mostram o momento da queda do avião e se especula se esta não possa ter ocorrido por um ataque feito, equivocadamente, por forças iranianas.

Terremoto

Um terremoto de 4,5 graus de magnitude atingiu nesta quarta-feira (8) a região de Borazjan, no Irã, em uma área próxima à usina nuclear de Bushehr. Agências americanas especulam se o terremoto não foi causado por testes nuclares.

Provocações

O líder supremo do Irã afirmou que o ataque na noite de terça-feira a duas bases militares no Iraque com tropas norte-americanas foi um “tapa na cara” dos Estados Unidos. Apesar de líderes mundiais estarem tentando amenizar o clima, a afirmação feita por Ali Khamenei diante de uma multidão que gritava “morte à américa” e que foi transmitido pela TV estatal, pode trazer mais tensão para o oriente médio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário