Ataques a centro de saúde deixam mortos na Ucrânia, informa OMS
Diretor-geral da OMS condenou ataques e afirmou que são violações do "direito internacional humanitário"

Foto: ONU/Evan Schneider
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou neste domingo (06) a existência de “vários ataques” a centros de saúde na Ucrânia. Neste momento, outras ofensivas vêm sendo investigadas.
Por meio do Twitter, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que os ataques causaram “várias mortes e ferimentos”.
No entanto, Tedros não deu detalhes da ofensiva contra esses centros de saúde e não informou quantos foram atingidos, nem as localidades.
“Ataques a estabelecimentos de saúde ou trabalhadores violam a neutralidade médica e o direito internacional humanitário”, afirmou.
.@WHO has confirmed several attacks on health care in #Ukraine, causing multiple deaths and injuries. Additional reports are being investigated. Attacks on healthcare facilities or workers breach medical neutrality and are violations of international humanitarian law. #NotATarget https://t.co/Wdc2jeoHIB
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) March 6, 2022
Além disso, Tedros também não mencionou que os ataques tenham partido da Rússia, que vive um conflito com a Ucrânia após invadir o território ucraniano em 24 de fevereiro. No dia da invasão, um relato atribuiu um ataque às forças russas, que deixou 4 mortos e 10 feridos em um hospital na região de Donetsk.