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Salvador

Atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional são ampliados em postos do SAC em Salvador

Os horários de atendimento são ampliados a partir desta segunda, nos postos SAC Barra e Shopping da Bahia, em Salvador

Por Da Redação
Ás

Atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional são ampliados em postos do SAC em Salvador

Foto: Itep/Divulgação

Os horários de atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) são ampliados a partir desta segunda-feira (30), nos postos SAC Barra e Shopping da Bahia, em Salvador. A ação tem o intuito de atender aos cidadãos que não estavam conseguindo encontrar disponibilidade no sistema. 

Com a ampliação do atendimento, em cada unidade serão oferecidas 225 vagas de segunda a sexta-feira, e 126 aos sábados. A soma dos dois postos, representa aproximadamente, 3.816 agendamentos mensais. As duas unidades passam a atender de 7h30 às 21h, de segunda a sexta-feira; e de 8h às 16h, aos sábados, somente para emissão da CIN, durante três meses. É necessário realizar o agendamento do serviço, que pode ser feito pelo aplicativo, através do site, ou pela central de atendimento: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

A primeira via da documentação é oferecida de maneira gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Podendo ser incluidos números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. E informações relacionadas a condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. Também poderá ser incluído o nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro.

Para emitir o documento, é necessário comparecer a uma das unidades com certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, é necessário levar também uma cópia. A documentação também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão, com um QR CODE para verificação da autenticidade e verificação de dados. 

A emissão da CIN ainda não é obrigatória. O Registro Geral (RG), é válido até o dia 28 de fevereiro de 2032. Enquanto a validade da nova documentação varia de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Para demais informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial e o site institucional do SAC.

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